segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Refletindo Sobre “Os Sonhos”


O que são sonhos?
O que concebem?
Seriam os sonhos revelações do nosso inconsciente?

Em todos os tempos os sonhos sempre ocuparam a atenção dos indivíduos, pois as pessoas sonham. Povos antigos já interpretavam os sonhos como a chave do conhecimento espiritual, mágico e incorpóreo.

O mais antigo registro de interpretação dos sonhos data do início de nossa era, no antigo Egito. Os magos, utilizando-se da intuição acrescentavam a noção de uma afinidade entre o sonho e quem sonha. Sendo assim, organizaram sistemas interpretativos encontrados na: tradição, costume, bíblia e ainda nos: escritos de filósofos gregos, árabes e orientais dos primeiros séculos, esses se fundamentavam na observação, experiência, raciocínio e principalmente na intuição. Portanto a interpretação tradicional do sonho era então, considerada como uma advertência dos deuses, atribuindo-se uma dimensão premonitória para guiar as pessoas na vida diária.

Platão na sua obra “República” registrou que: “Todos nós, mesmo nos homens bons, há uma natureza selvagem, bestial e sem lei, que surge durante o sono". Defendia que os sonhos revelam a verdadeira natureza do ser humano.

Freud e Jung apresentaram as mais importantes teorias sobre os sonhos:

Freud, afirmou que os sonhos são decorrências da repressão de alguns de nossos desejos, tão estranhos à nossa natureza consciente, que só aparecem sob a forma de símbolos, uma de suas obras “Interpretação dos Sonhos”, trata esse contexto.

Jung, participa das ideias de Freud e vai além, reconhecendo o inconsciente ou “Id”, também sugeriu o “Inconsciente Coletivo”, numa parte da mente estão depositadas as informações comuns a todos os seres humanos, explicando assim, a ocorrência de pessoas de culturas diferentes, de pontos adversos da Terra, contarem sonhos com símbolos peculiares, aparentemente tendo o mesmo significado. Esse tópico sobre Jung, esta sendo muito bem representado nesse site, pelo amigo Jorge Jacó no Grupo:  O pensamento de Carl Gustav Jung.

Psicólogos, analistas, psicoterapeutas, médicos e escritores especializados, nos falam sobre a importância dos sonhos. Portanto esse grupo não tem a intenção de responder todas as perguntas, do mesmo modo não  há necessidade em levar ao pé da letra, pois só a pessoa que realmente estuda Psicanálise pode melhor direcionar para o real significado dos sonhos.

A Psicanálise examina a análise dos sonhos, investigando quais impulsos inconscientes influenciam a conduta do sujeito, no que incide essencialmente ouvir a exposição do paciente descobrindo seu conteúdo simbólico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário