Bruxismo é o hábito de apertar e/ou ranger os dentes que atinge cerca de 15% das pessoas.
Pode ocasionar fortes dores de cabeça, desgaste dos dentes e distúrbios da articulação mandibular. As causas deste problema podem ser a tensão emocional (estresse) e o fechamento inadequado da boca.
Para muitos, o bruxismo é um hábito inconsciente, ou seja, que muitas pessoas podem ter e nem mesmo perceber, até que alguém comente que elas fazem um horrível som de ranger de dentes enquanto estão dormindo.
Outras pessoas, só descobrem em uma consulta que seus dentes estão desgastados ou o esmalte de seu dente está rachado.
Se você costuma acordar com dor de cabeça e/ou com os músculos da sua mandíbula doloridos, tem percebido seus dentes desgastados, doloridos e/ou soltos, é importante procurar assistência odontológica especializada, pois muitas vezes o bruxismo pode acarretar destruição do osso ao redor do dente e do tecido da gengiva levando a problemas na articulação da mandíbula, como a síndrome da articulação têmporo-mandibular (ATM).
Outros potenciais sinais e sintomas de bruxismo incluem dor na face, na cabeça e no pescoço cujo período crítico será pela manhã (se a contração predominar a noite) ou no final da tarde (se predominar de dia).
O tratamento apropriado dependerá do que está lhe causando o problema. Com perguntas apropriadas e examinando detalhadamente seus dentes, determina-se qual a fonte potencial de seu bruxismo. Com base nos danos causados, pode-se sugerir:
• O uso de um dispositivo quando dormir. Feito sob encomenda pelo seu dentista e ajustado aos seus dentes. O dispositivo mais comum encaixa-se nos dentes superiores e impede o encontro direto com dentes inferiores, entretanto existem dispositivos ortopédicos mais confortáveis oferecidos por profissionais especialistas. Os aparelhos (dispositivos) são uma maneira de se evitar os danos causados pelo bruxismo, mas não são uma cura.
• Encontrando meios de relaxamento. O estresse parece ser uma das principais causas do bruxismo. Desta forma, tudo que possa reduzir a tensão, pode contribuir - ouvir música, ler um livro, fazer um passeio, relaxamento.
• Melhora na oclusão: Realizado através da ortodontia, ajuste oclusal e/ou de restaurações/próteses devidamente confeccionadas e bem adaptadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário