domingo, 29 de setembro de 2013

O Místico Exerce Atração e Curiosidade


O sexto sentido, a vontade de se conhecer melhor e o altruísmo são alguns dos motivos de as mulheres constituírem o maior contingente de pessoas entre os novos admiradores do místico.  Quando olhamos para o espaço macrocósmico e apreciamos as formações estelares, numerosas e infinitas, numa perfeição a toda prova, ou mesmo se voltamos nossa atenção para o microcosmo da vida celular e observamos a maestria com que a vida se desenvolve, conferimos a isso que o Universo total é regido por Leis.  

O homem primitivo não via o mundo, mas a magia da Natureza. Não tendo ainda o pensamento desenvolvido, o raciocínio metodizado, não podia sequer conceber o mundo. Tinha mais sensações do que emoções e mais emoções do que idéias. Seus sentimentos germinavam no plano dos instintos. E os instintos animais o dominavam sem dar lugar aos instintos espirituais. Era mais corpo que alma.

No homem contemporâneo esses dois seres se equilibram e a sua psicologia pode ser medida pela predominância de um ou de outro ou pela sua correspondência. As pessoas em que prevalece o ser do corpo estão mais próximas do primitivismo. Aqueles em que os dois seres se equivalem apegam-se mais às coisas materiais e têm dificuldade em conceber a realidade do espírito. As pessoas em que predomina o ser espiritual dão mais importância às questões espirituais. As primeiras estão apegadas ao passado humano, as segundas à pragmática do presente e as terceiras tendem para o futuro.

Esses padrões nada mais são do que os impulsos que temos, ou recebemos, para agir e interagir com o Universo externo a nós.
Assim sendo, todos os traços humanos de:
- tristeza/alegria,
- coragem/medos,
- brilho/limitação,
- equilíbrio/desarmonia,
- relacionamentos/dificuldades,
- amor/desamor,
e muitos outros, provém dos impulsos desses modelos.

As pessoas possuem personalidades diversas e agem diferentemente na condução de suas vidas; por certo, um atleta deverá ter seu plano físico evidenciado, ao contrário de um cientista, em quem se destacará o plano mental; um ator projetará seu plano emocional, enquanto um astrólogo tornará mais evidente seu plano intuitivo. Através desses exemplos, esboçamos um ligeiro significado do que cada um dos planos representa e você poderá verificar qual o principal impulso que orienta suas ações: a matéria, o raciocínio, os sentimentos ou o sexto sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário