sexta-feira, 27 de setembro de 2013

O Homem, o Menino e o Burro




Laedere facile, mederi difficile
É mais fácil criticar que fazer

Um Homem e seu filho iam certa vez com um Burro para a feira negociá-lo. Como estavam caminhando juntos, lado a lado, um camponês passando por eles disse: “Vocês são uns bobos. Para que um Burro, mas sem montá-lo?".



Assim o Homem pôs o Menino no Burro e eles foram seguindo o caminho. Mas logo passaram por um grupo de rapazes, um dos quais disse: “Vejam aquela criança preguiçosa, deixa o seu pai caminhando enquanto vai montada".

Assim o Homem ordenou que o Menino descesse e seguiu ele na montaria. Mas não tinham ido muito longe quando. passaram por duas mulheres, uma das quais disse para a outra: “Que vergonha, aquele tolo preguiçoso, deixar o pobre filho pequeno marchar a seu lado”.

Por fim o Homem não sabendo mais o que fazer, tomou o Menino junto na garupa e ambos seguiram montados. Neste tempo tinham chegado à cidade e os passantes começaram a zombar e apontar para eles. O Homem parou e perguntou o que eles estavam ridicularizando. Os homens disseram: “Você não está envergonhado de sobrecarregar grosseiramente o pobre burro?".



O Homem e o Menino desceram da garupa e passaram a pensar o que fazer. Após muito raciocinar, finalmente cortaram um pedaço de madeira, fazendo uma vara, amarraram as quatro patas do burro nela e o carregaram em seus ombros. E foram ao mercado, entre as risadas de todos que iam junto, quando, o Burro soltando uma das patas traseiras escoiceou o Menino, tentando sair da vara. Na luta, o Burro caiu de cima da ponte que atravessavam e com as patas dianteiras ainda amarradas, fizeram-no submergir nas águas.


"Isso o ensinará," disse um velho que vinha seguindo-os:

"Agrades a todos e não agradarás a ninguém".

Essa fábula de La Fontaine tem mais de 300 anos e como é atualíssima.
Gosto muito dessa fábula, depois que minha professora primária (minha mãe) contou, ela sempre fez parte de meu cotidiano, se com suas ações você não agrada todo mundo não se desespere, faz parte... Faça o melhor que puder, pois tudo que merece ser feito merece que se faça bem feito, portanto fique em paz com sua consciência, o resto é consequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário