quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

UM CHÁ CONTRA A OSTEOPOROSE


Em Mendonza, Argentina, terra do vinho e do chimarrão, médicos concluíram que o chá-mate consumido diariamente na região melhora a densidade mineral óssea das pessoas, resultando em possível ajuda na prevenção da osteoporose.

O chá mate (mate cocido, em espanhol) é uma infusão típica das gastronomias do Cone Sul e comum em todo o Brasil. É preparado fervendo-se a erva-mate em água, a qual é coada. Servido geralmente em xícaras é uma bebida de sabor amargo, similar ao chimarrão, porém mais suave, com as mesmas propriedades estimulantes e nutricionais deste.


O chá mate é comercializado também em saquinhos, como o chá comum ou em forma solúvel, como o café, podendo ser adoçado com açúcar ou outro edulcorante e consumido com leite.

 
Elaboração:

A elaboração do chá mate em saquinhos é praticamente igual à da erva-mate comum, utilizada na preparação do chimarrão, com a diferença de que, em sua moagem, são eliminados o pó e os ramos (paus ou palos), beneficiando-se somente as folhas de erva-mate.



O chá mate também é beneficiado em forma solúvel.

Consumo:


Consumido por todas as classes por ter altos valores nutritivos (especialmente quando adoçado com açúcar ou servido com leite), o chá mate é servido como desjejum nas escolas argentinas desde o início do século XIX.


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br - Julio Abramczyk, médico formado pela Escola Paulista de Medicina/Unifesp, faz parte do corpo clínico do Hospital Santa Catarina, onde foi diretor-clínico; http://pt.wikipedia.org




Nenhum comentário:

Postar um comentário