sexta-feira, 27 de setembro de 2013

FÁBULAS... E SUAS LIÇÕES DE VIDA



As fábulas são pequenas histórias que transmitem uma lição de moral. As personagens das fábulas são geralmente animais, que representam tipos humanos, como o egoísta, o ingênuo, o espertalhão, o vaidoso, o mentiroso, etc.

O mais antigo fabulista de que se tem notícia foi Esopo, viveu na Grécia no século VI antes de Cristo. Tornou-se famoso pelas curtas histórias de animais, cada uma delas com um ensinamento sobre procedimentos inteligentes diante de situações que envolvem moral e ética. A presença dos animais em seus contos deve-se principalmente ao convívio ativo entre os homens e o mundo animal naqueles tempos. Ele teve alguns continuadores, como o romano Fedro (séc. I a.C.), que enriqueceu suas fábulas estilisticamente, e o francês Jean de La Fontaine (séc. XVII), entre outros.

Acredita-se que as fábulas podem ter a mesma função do espelho. Questões vivenciadas na vida real representadas nas fábulas favorecem o gosto e o hábito pela leitura, e o senso crítico diante da realidade, onde se pode refletir sobre os valores éticos para a construção de uma sociedade mais justa.

A variedade de imagens e idéias descritas leva o leitor a identificar-se emocionalmente com elas e projetar suas necessidades evolutivas nos contos, moldando seus sentidos de modo que reflitam conteúdos psicológicos que precisam de um novo significado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário